- contato14011
- 17 de jan. de 2024
- 1 min de leitura
Hoje é o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência e como nós amamos tudo a respeito de cuidado com o meio ambiente, queremos compartilhar a história do projeto sustentável criado por jovens cientistas da cidade de Osório (RJ)!

Quando a estudante Camily Pereira, 18, da cidade de Osório (RJ) descobriu que sua mãe tinha que bloquear o fluxo menstrual com panos velhos quando jovem, ela decidiu se aventurar nas experiências, com o objetivo de desenvolver um absorvente ecologicamente correto e de baixo custo.
Com ajuda da professora Flávia Twardowski e da estudante Laura Nedel,19, Camily chegou ao resultado de um absorvente feito a partir de subprodutos industriais.
Foram 5 horas de trabalho diário durante 9 meses para que o absorvente, batizado de SustainPads, fosse finalizado.
O protótipo foi laureado na Suécia Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, onde as cientistas ganharam U$3.000 (cerca de R$15.500)
Elas esperam que o produto possa ser comercializado em 5 anos, com o objetivo principal de reduzir a pobreza menstrual por meio desse absorvente tão acessível e que não causa danos ao meio ambiente.
Continue acompanhando as redes da Amaplastic para mais histórias inspiradoras como esta!
Comments